1 ago, 2022
O evento da Fundação MT, que tem como objetivo disseminar informações, acontecerá de 29 a 31 de agosto e está com inscrições abertas
O XIV Encontro Técnico Algodão da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) já tem data marcada. O evento, que reúne cotonicultores, consultores e técnicos junto a pesquisadores e especialistas convidados, vai acontecer de 29 a 31 de agosto, no hotel Gran Odara, em Cuiabá/MT. Serão três dias de programação com o objetivo de debater aspectos da última safra e prover informação técnica imparcial e confiável para o planejamento da próxima.
O Encontro Técnico Algodão volta ao formato presencial nesta edição, mas também será online. As inscrições para os dois formatos já podem ser feitas através do site da instituição, no www.fundacaomt.com.br. Ainda na página, é possível conferir a programação que terá oito painéis. A abertura, no início da tarde do dia 29, será com o tema ‘Desafios da cultura do algodão e tendências para o futuro’, com a participação do presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Buzatto, do produtor rural, Alexandre Bottan, e moderação da jornalista Renata Maron, do Canal Terraviva.
O ‘Cenário de pragas na cultura do algodão na safra 21/22 e uso de biotecnologias para controle de lepidópteros’ é o segundo painel, com participação de Guilherme Ohl, da Ceres Consultoria, empresas convidadas e moderação da pesquisadora da Fundação MT, Mariana Ortega. O terceiro painel será baseado em relatos sobre a safra 21/22, com a participação de profissionais que atuam na cultura em diferentes regiões do Estado e da Bahia, com a moderação do profissional Marcio Souza do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt). Já o professor doutor da Esalq/USP, Ederaldo Chiavegatto, vai contribuir com o tema ‘Impactos dos estresses ambientais na safra 21/22’, no painel 4.
Na sequência, o painel 5 traz ‘Manejo de plantas daninhas na cultura do algodão’ e o painel 6 ‘Manejo de doenças na cultura do algodão’, com participações do IMAmr, Embrapa Algodão e Embrapa Sinop. No último dia de evento, dois painéis fecham a programação: ‘Desafios de cultivo de algodão em solos arenosos nas principais regiões produtoras’ e ‘Aphelenchoides Bessey e Rotylenchulus Reniformis – grandes desafios na cultura do algodão’.