Sistemas de produção

PMA

Sistemas de produção

PMA

Os inúmeros problemas decorrentes do atual modelo agrícola do estado de Mato Grosso, relacionados aos aspectos físicos e biológicos do solo, associados ao fato de que as respostas do campo não seriam possíveis com práticas de manejo ou utilização de insumos de maneira isolada, e a necessidade de entender as consequências dos diferentes manejos ao longo do tempo, levaram a Fundação MT a inaugurar, na safra 2008/2009, a primeira estação experimental com foco em Sistemas de Produção em ambiente de cerrado.

As pesquisas em Sistemas de Produção na Fundação MT buscam identificar modelos de produção de grãos e de fibra de maneira eficaz, sustentável, econômica e ambientalmente correta ao longo do tempo. São enfatizadas práticas agronômicas como a rotação de culturas, a produção e a manutenção de palha em superfície e o manejo da fertilidade em seu conceito amplo, integrando os atributos químicos, físicos e biológicos do solo.

O manejo do Sistema de Produção adotado ao longo do tempo, juntamente com o volume de solo explorado pelas raízes das culturas envolvidas, tem sido determinante para se obter estabilidade de produção e elevadas produtividades.

Os resultados gerados são validados em lavouras comerciais por meio do Projeto de Validação. O foco das pesquisas é gerar resultados confiáveis e que podem ser aplicados pelos produtores de grãos e fibra.

Parcerias da Fundação MT com produtores rurais, instituições de pesquisas e universidades têm sido fundamentais nas pesquisas em manejo do Sistema de Produção.

Contato - claudineikappes@fundacaomt.com.br