Manejo da correção do solo

PMA

Manejo da correção do solo

PMA

Avaliar novas tecnologias e novos manejos propostos, e compará-los com os manejos que prevalecem nas lavouras. Estes são os objetivos da Fundação MT com as pesquisas em Manejo da Correção do Solo, que envolvem calagem, gessagem, fertilizantes, sistemas de cultivo (plantio convencional, plantio direto, cultivo mínimo), entre outras.

Os trabalhos contam com a parceria de produtores rurais, instituições de pesquisas, universidades e empresas privadas. Os resultados gerados são validados em lavouras comerciais por meio do Projeto de Validação. O foco das pesquisas é gerar resultados confiáveis e que podem ser aplicados pelos produtores de grãos e fibra.

O Manejo da Correção do Solo propicia melhores condições no solo para as plantas cultivadas exercerem o seu desenvolvimento pleno e conseguirem expressar o seu potencial produtivo. Como as plantas utilizam o solo como meio de sustentação e de disponibilidade de água e de nutrientes, o adequado manejo do solo proporcionará um ambiente benéfico as plantas, disponibilizando mais água, aeração e nutrientes. Em um manejo de solo sustentável é essencial levar em consideração a interação entre a parte química, física e biológica do solo para que haja sucesso duradouro ao longo do tempo.