Agricultura de Precisão

PMA

Agricultura de Precisão

PMA

A agricultura de precisão é um modo de gestão dos sistemas de produção que leva em consideração a variabilidade espacial presente nas áreas de cultivo, ou seja, a desuniformidade das culturas. Para isso, há a necessidade de identificar a variabilidade espacial, quantificar o seu impacto econômico, realizar levantamento de fatores que estão causando a variabilidade e realizar um manejo para a variabilidade presente.

A Fundação MT desenvolve conhecimento para o uso de informações de sensores aplicadas à agricultura de precisão e de manejo da variabilidade espacial. Dentre eles, a condutividade elétrica aparente de solo, o uso de índices de vegetação, como o NDVI, e o uso de mapas de colheita (soja, milho e algodão).

Munido das informações oriundas dos sensores, análises de solo e conhecimento prévio da área, é possível, e economicamente necessário, delimitar unidades de manejo dentro dos talhões. As unidades de manejo apresentam diferentes aptidões para cultivos, bem como diferentes potenciais de intensificação econômica com culturas anuais. Somado a isso, intervenções na aplicação de insumos (fertilizantes, corretivos, reguladores de crescimento, etc.) em doses variáveis podem ser realizadas.

Contato - lucascortinove@fundacaomt.com.br