Manejo de biodefensivos em sistemas agrícolas

O uso de produtos biológicos como uma ferramenta de manejo para grandes culturas tem se intensificado nas últimas safras. O sucesso na utilização dessa classe de produtos se inicia desde o armazenamento adequado, respeitando a faixa de temperatura ideal para que o produto mantenha-se viável, até a tecnologia de aplicação utilizada. Este último ponto envolve fatores fundamentais para obtermos a melhor eficiência dos produtos biológicos em campo, tais como, horário de aplicação, compatibilidade de misturas de calda e vazão.

Vale lembrar que produtos biológicos são organismos vivos que necessitam de condições climáticas adequadas para que se estabeleçam no sistema e exerçam seu papel como biocontroladores de pragas, fitopatógenos e nematoides. Assim, a aplicação em horários de menor temperatura e menor intensidade luminosa, bem como períodos de maior manutenção de umidade (Figura 1), favorecem o estabelecimento dos agentes de biocontrole.