Fundação MT

Fundação MT vai contribuir com formação e capacitação de estudantes de escolas em Nova Mutum

Com o objetivo de promover formação e capacitação de profissionais na área agrícola, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT, firmou, no final do mês de maio, um protocolo de intenções com a Prefeitura de Nova Mutum. Alunos da Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão e da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Ensino Médio Jorge Carlos Ferreira serão os primeiros a participarem das ações deste projeto inovador no município.

Conforme Leandro Zancanaro, gestor técnico da Fundação MT, será elaborado um plano de trabalho entre a instituição e as escolas de forma a ampliar a formação técnica em agricultura dos futuros profissionais. Pesquisadores da Fundação MT, juntamente com a equipe pedagógica das escolas parceiras do projeto irão elaborar ações para que os alunos tenham mais ferramentas e outras metodologias de ensino, para além do que já é ensinado em sala de aula.

“Esse é um projeto inovador da Fundação MT, faz parte da celebração dos 25 anos da empresa, mostra que a nossa instituição também contribui para a melhoria da qualidade da formação e da capacitação dos novos profissionais agrícolas”, explica Zancanaro.

As ações desse acordo irão acontecer nas escolas participantes e também no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) da Fundação MT, situado as margens da BR-163, 12 km de Nova Mutum sentido Lucas do Rio Verde. Nesse local é desenvolvido pela equipe da Fundação MT, pesquisas sobre Sistemas de Produção e vários trabalhos envolvendo a cultura da soja e milho. 

Para o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta, o acordo beneficiará os estudantes e toda a cidade que tem como base da economia, o agronegócio. “Sem dúvida estamos firmando uma parceria que vai fortalecer o processo da educação principalmente na zona rural com palestras, dias de Campo, concursos, visitas ao CAD entre outras ações”.

O diretor da Escola Agrícola Ranchão, Wanderlei Sergio Borsatto, também avalia que o projeto é inovador, é necessário e contribuirá na formação dos alunos. “Vamos usar o espaço da Fundação MT para aulas práticas e também para nossos alunos desenvolverem pesquisas junto com os profissionais da Fundação MT. É um projeto de grande importância para toda comunidade escolar”.

O protocolo de intenções foi assinado, na sede do CAD, pelo prefeito de Nova Mutum-Adriano Pivetta, pelo secretário de Agricultura do município-Renato Kramer, pela secretária de Educação-Elena Maria Maass Lima, pelo diretor da escola Ranchão-Wanderlei Sergio Borsatto e pelo diretor da escola Jorge Carlos Ferreira-José Elói Figueiredo e pelo gestor da Fundação MT Leandro Zancanaro.