Fundação MT

Estudantes conhecem experimentos no campo em dia exclusivo

Estudantes de Agronomia de Mato Grosso tiveram uma oportunidade única na última quinta-feira (25), quando participaram do Fundação MT em Campo 2ª Safra, no Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD) da Fundação MT, em Nova Mutum, médio norte do Estado. Para boa parte do grupo, esta não foi a primeira vez no CAD para acompanhar um evento à campo, no entanto, a novidade foi o novo formato com abordagem específica e exclusiva, um diferencial no aprendizado teórico e prático para esse público.

Na estação experimental, os estudantes, vindos da Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão, de Nova Mutum, da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), campus de Nova Mutum, e da Faculdade La Salle, de Lucas do Rio Verde, conheceram, através dos pesquisadores da Fundação MT, todos os experimentos que também foram apresentados no dia seguinte para produtores profissionais da área agrícola. “Para nós, da pesquisa, foi gratificante dar atenção especial a eles, mas com linguagem diferenciada para poderem assimilar melhor, com a oportunidade de esclarecerem dúvidas que muitas vezes não conseguem em meio a outros públicos”, destacou Leandro Zancanaro, gestor de Pesquisa da Fundação MT.

Julierme Brito Karan, acadêmico do segundo semestre de Agronomia da Faculdade La Salle, aprovou o formato. “Muito boa a ideia porque mesmo participando de muitos eventos nem sempre temos a compreensão de tudo, aqui a linguagem foi outra, os termos usados também. A gente viu na prática o que aprende na sala de aula”, frisou.

O evento também foi positivo na visão da professora Juliana Pereira Bravo, da La Salle. “Agrega conhecimento e a separação de dias é muito importante, pois o estudante precisa de uma didática um pouco diferente do produtor. Muitos alunos até têm essa visão porque são filhos de produtores ou já trabalham na área, mas eles precisam de uma atenção diferenciada. E o evento trouxe essa particularidade, com um linguajar muito didático. Os pesquisadores tiveram o cuidado de fazer com que os alunos interagissem também. Foi bem motivador, esperamos trazer ainda mais alunos nos próximos”, relatou.

O RH da Fundação MT esteve presente no evento, através da psicóloga Kamila Coelho, e conversou com os estudantes sobre as formas de contratação da empresa, como o programa Novos Talentos e o banco de dados para cadastro de currículos (Trabalhe Conosco). “Nos disponibilizamos para possíveis parcerias com as instituições para levar conhecimento e também conhecer melhor os perfis de futuros profissionais”, explicou.